domingo, 18 de maio de 2008

O abandono do Rio de Janeiro


Numa matéria publicada no jornal O Globo, de sábado (17/05), tinha a seguinte manchete: TRANSPORTE PARA LONGE DO PERIGO".
É que para evitar assaltos a passageiros de ônibus, a lei autorizou embarque e desembarque fora do ponto. Numa boxe, na mesma matéria, intitulado "Opinião", está toda a verdade e a monstruosidade nas grande cidades, leia: "A desativação noturna dos pardais eletrônicos, supostamente para evitar assaltos a motoristas, não sinaliza para o essencial da questão: a incapacidade do poder público de garantir a segurança do cidadão 24 horas por dia.
Dote-se o Estado, portanto, de um política que reduza a criminalidade e deixe-se os limitadores de velocidade cumprir sua importante função no sistema viário. De quebra, as autoridades terão ampliado os níveis de segurança para todos os cidadãos, e não apenas para os motorizados; e evitando que os índices de acidentes provocados por excesso de velocidade sejam ainda mais inchados
".

Não sair mais nas ruas à noite, por medo, não andar mais a pé, por medo, não pegar mais ônibus, por medo, que cidade é esta que estamos vivendo.

Devemos, sim, como cidadãos que somos marcar nossas presenças em todos os lugares, pois se nos afastamos estaremos fortalecendo aos bandidos. A área é para todos, não devemos deixar que o MEDO abra espaço para esses bandidos.

Nenhum comentário: